MIÚDOS A VOTOS

30-03-2022

O QUE FOI FEITO?

Os alunos começam por propor o seu livro preferido às eleições nacionais (o que corresponde à apresentação de CANDIDATURAS nas eleições políticas.  Fizeram este processo indo à biblioteca, em casa e na área curricular Oficina de Competência.

• Participaram nas eleições nacionais os livros que reuniram  maior número de candidaturas (tal como nas eleições presidenciais, por exemplo, é necessário um número mínimo de assinaturas para uma pessoa se candidatar).

Este passo, foi realizado até 30 de novembro.

• Até 6 de janeiro foi escrutinada a lista dos livros com o apoio da Pordata e divulgada na Visão Júnior.
  • Entre 7 de fevereiro e 31 de março, os alunos fizeram a sua campanha eleitoral pelo livro escolhido, caso ele tenha sido eleito, ou por outro livro que esteja na lista dos eleitos.

Durante a campanha eleitoral, os alunos procuraram convencer os seus amigos e colegas a ler o livro de que eles mais gostaram, recorrendo a cartazes, autocolantes e panfletos distribuídos em debates, comícios e sessões de esclarecimento que fazem na sua escola.

As eleições, que se realizaram a 23 de março, foram organizadas com a ajuda dos próprios alunos em colaboração com a biblioteca escolar, que, além de estarem presentes na mesa de voto, participam também no escrutínio.

APOIO DA REVISTA VISÃO JÚNIOR

No site da Visão Júnior pode ler

"Ao longo da iniciativa, a VISÃO Júnior vai disponibilizando material de apoio à iniciativa, como cartazes de divulgação para as escolas, explicações sobre os vários momentos de uma eleição política, instruções sobre como organizar a votação e material de apoio aos alunos que queiram ser repórteres da VISÃO Júnior nas suas escolas. Além disso, estão previstos uma série de webinars sobre o mundo da informação, abertos a alunos e professores, a realizar em janeiro e fevereiro."