HISTÓRIAS DA AJUDARIS

01-06-2023

Há já algum tempo que a Escola Básica dos Olivais participa na atividade "Histórias da Ajudaris", promovido pela Associação Ajudaris.

o projeto que tem como objetivo a promoção da leitura, o gosto pela escrita, arte e pela solidariedade, permitindo aos alunos serem protagonistas, criando laços de afetos com outras crianças, tomando consciência que o seu pequeno e simples gesto, contribui para a construção de um mundo melhor.

Sendo uma das linhas de ação das bibliotecas escolares o "reforço do valor social, cultural e educativo das bibliotecas junto das escolas e das comunidades, através de iniciativas e projetos de intervenção social", não podíamos ficar de fora, não apoiando e participando neste projeto, que é muito mais do que um concurso, pois convoca a escrita e a leitura para atos de solidariedade e de cidadania, transformando-se numa importante mais-valia social.

Como se concretiza o projeto?

A biblioteca lança o convite aos professores para integrarem o projeto com as suas turmas. Sensibiliza-se os alunos para este projeto de solidariedade, estimulando-os para, através do texto escrito, criarem e transmitirem valores e ideais que humanizam a vida e contribuem para dar sentido à nossa existência como seres que vivem em sociedade.

Assim nasceu a história do 5ºD. Sob a orientação da professora de Português, a história "O Milagre da Gotinha de Água" foi ganhando vida! E voou…

Depois de selecionadas por um júri Ajudaris, lá estava a informação de que a nossa história fora selecio-nada. Era agora o momento de ser ilustrada por ilustradores convidados e publicada posteriormente.

Este ano, o desafio foi outro: despertar a solidariedade, impulsionando o voluntariado, e aproximar a escola das famílias e da comunidade.

Agora no 6º ano, os pequenos grandes escritores divulgaram a sua história na escola e na comunidade. Foram verdadeiros agentes solidários ao envolverem-se na venda do livro onde está publicada a sua história. E tudo em prol de um bem maior: Ajudar a Ajudaris, uma instituição de solidariedade social que apoia criança que necessitam de apoio.

Aqui fica o testemunho de uma das alunas da turma:

"Tudo começou quando a minha diretora de turma que é igualmente professora de Português, nos desafiou a escrever uma história para um livro, com o objetivo de ajudar crianças e famílias com necessidades.

Esse livro é um projeto da Associação Ajudaris que todos os anos realiza esta atividade convidando todas as escolas do país a colaborar com a sua história em prol de um bem maior.

Na altura em que escrevemos a nossa história estávamos no quinto ano. Nesse momento, senti que estava a fazer algo solidário e que poderia ajudar muitas pessoas e foi um sentimento incrível.

Agora, eu e a minha turma estamos no 6º ano e organizámos a venda de livros autografados por nós, pois a nossa história foi selecionada e faz parte do livro.

Gostei muito de fazer parte deste projeto, foi muito gratificante."

Maria Andrade, 6ºD - Escola Básica dos Olivais

Biblioteca Escolar Escola Básica dos Olivais