ELEIÇÃO DO DELEGADO E SUBDELEGADO

28-10-2021

Os "miúdos" foram a votas!

É verdade! No âmbito de uma parceria com Oficina de Competência, a biblioteca escolar desenvolveu uma atividade de cidadania, tendo como objetivo a eleição do delegado e subdelegado de turma. Participaram nesta atividade cerca de 80 alunos (três turmas do 5º ano e uma do 6º ano).

Todos os alunos eram elegíveis mas, quem quisesse, poderia candidatar-se ao cargo, apresentando a sua candidatura e o seu discurso como candidato, apelando ao voto em si.

Marcado o dia das eleições, todos os alunos votaram no seu candidato, elegendo, assim, o elemento que iria representar a turma ao longo do ano letivo.

Ser Delegado/Subdelegado é ser:

 Elo de ligação entre os colegas.

 Elemento moderador na turma.

 Elemento de integração no conjunto Professores/Alunos

São competências do delegado de turma:

 Contribuir, com o seu exemplo, para um bom ambiente de trabalho na sala de aula.

 Promover um clima de vivência democrática na sala de aula e o cumprimento do Regulamento Interno .  Fomentar a interajuda entre os elementos da Turma.

 Prevenir e regular situações de indisciplina.

 Ouvir as sugestões dos colegas e ser o porta-voz da turma.

 Auxiliar os colegas na resolução de problemas pessoais e da turma.

 Promover a integração de novos alunos.

 Transmitir ao Diretor de Turma e restantes Professores o que a turma pensa relativamente a questões pedagógicas.

 Participar ativamente nas reuniões de Conselho de Turma e de Delegados de Turma ou outras para as quais seja convocado, bem como nos órgãos para que tenha sido eleito.  Manter a turma informada sobre todos os assuntos do interesse desta.

 Solicitar a realização de reuniões da turma com o respetivo diretor de turma para apreciação de matérias relacionadas com o funcionamento da turma, sem prejuízo do cumprimento das atividades letivas.

 Convocar as Assembleias de Turma.

Vamos exercer o nosso direito de voto!