AS NAUS DE VERDE PINHO

14-07-2022

AS NAUS DE VERDE PINHO, de Manuel Alegre conta  viagem de Bartolomeu Dias pela Costa Africana chegar ao Cabo da Boa Esperança, uma viagem  feita por um Capitão audaz e uma frota abastecida de coragem, determinação e esperança.

AS NAUS DE VERDE PINHO é o livro escrito por Manuel Alegre - Prémio de Literatura Infantil António Botto, inserido no Plano Nacional de Leitura e recomendado nas Aprendizagens Essenciais de Português no 2.o Ciclo. A obra recorda o lugar dos Portugueses no Mundo e  ensina-nos que os maiores monstros e as verdadeiras tempestades estão dentro de cada nós, lado a lado com a nossa coragem e ousadia.

Aos alunos foi dada a oportunidade de descoberta do texto, de interagirem com as palavras e os vários sentidos do texto, de explorarem um cenário ilustrativo e de se aventurarem por uma ficha de trabalho que os convidava a entrarem na Nau Catrineta.

As Naus de Verde Pinho, um texto que nos recorda que dentro de nós  há um Bartolomeu Dias por descobrir, que nos leva mais adiante, se não desistirmos com o primeiro obstáculo.

Dinamizada pela biblioteca escolar em colaboração com os professores de Português, esta atividade abarcou todos os alunos do 5.º ano.