(RE)LER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

14-05-2022

A biblioteca escolar apresentou a candidatura ao projeto (Re)Ler com a biblioteca escolar.Ao lançar a iniciativa (re)ler com a biblioteca, "a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) visa dotar as bibliotecas escolares de meios que lhes permitam desempenhar um papel central na concretização destes planos, diversificando as atividades de consolidação curricular que privilegiem a mobilização dos suportes impressos e o acesso a recursos de aprendizagem existentes na comunidade local de que os alunos se viram afastados por força do confinamento e com os quais urge reatar laços."

As dinâmicas do projeto visaram a consolidação de aprendizagens, no âmbito da leitura funcional, diagnosticadas numa turma do 3º ciclo, bem como promover a leitura autónoma e o prazer de ler. Foi proposto à docente de Português, pela professora bibliotecária, levar a cabo um conjunto de atividades que contribuissem para apoiar os alunos na superação dessas dificuldades, impeditivas de um melhor desempenho. Elencamos, abaixo, as aprendizagens onde se pretende intervir:

• ler com fluência, respeitando a pontuação, a articulação correta de palavras e a entoação;
  • ler textos em suportes variados e de diferentes tipologias, compreendendo o sentido dos textos;
  • expressar, com fundamentação, pontos de vista e apreciações críticas suscitadas pelos textos lidos.

Contámos com o apoio precioso da mediadora de leitura Andreia Brites, cujo trabalho foi estruturado em  quatro sessões:

1a sessão:

Apresentação de seis livros para refletir sobre processos de escolha e divulgar títulos, temas e tipologias. Atividade lúdica de eleição dos livros mais interessantes.

2a sessão:

Leitura coletiva de excertos iniciais de um dos três livros mais votados na sessão anterior. Reflexão sobre as características temáticas e retóricas do livro, a partir do diálogo no grande grupo.

3ª sessão:

Leitura coletiva de álbum ilustrado e diálogo comparativo entre este e o livro explorado na sessão anterior.

4ª sessão:

Leitura coletiva de poema e diálogo crítico em grande grupo.

Consciente do papel que a leitura e a sua compreensão desempenham, nasceu o projeto "Eu leio, tu lês, NÓS a ler" que pretendia colmatar as dificuldades diagnosticadas, por forma a que os alunos pudessem recuperar aprendizagens em falta e, simultaneamente, consolidá-las, devolvendo-lhes o prazer de ler.