O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
Sabias que esta livro escrito por José Mauro de Vasconcelos e publicado em 1968 vendeu mais de 2 milhões de exemplares, já foi traduzido para 15 idiomas e está presente nas prateleiras de livrarias de 23 países?
Com a leitura e a pesquisa feita, soubemos que O MEU PÉ DE LARANJA LIMA marcando diferentes gerações de leitores.
O livro conta a história de Zezé, um menino de seis anos que enfrenta a pobreza e a violência doméstica, aprendendo desde cedo a conviver com as hostilidades de uma vida marcada pela miséria.
A INFÂNCIA DE ZEZÉ
Zezé é um menino com muita sensibilidade e muito curioso. Zezé encontra num pé de laranja, no quintal, o companheiro de aventuras e o consolo para as suas tristezas. É no quintal da sua casa e na companhia do pé de laranja, que Zezé se esquece do alcoolismo do pai desempregado, da falta que sente da mãe, sempre cansada e distante da casa, porque trabalha muito, das humilhações sociais e das dificuldades económicas, que o levam a sair com o irmão para engraxar sapatos e tentar trazer algum dinheiro para casa.
Zezé, uma infância cheia de dificuldades
CARINHO E COMPREENSÃO
Zezé apanha tareias frequentemente do pai e de todos com quem convive em casa. Por isso, ele encontra na professora, no tio Edmundo e no Portuga o carinho e a compreensão de que todos precisamos. O Portuga vai ser o responsável pelos seus dias mais felizes e pelas melhores lembranças que Zezé guardará da sua infância, será também a sua perda que mostrará a Zezé o que é conviver com a dor da ausência de alguém que lhe mostrou o valor da amizade e do amor e lhe ensinou a compreender a vida com mais ternura.
É um livro muito triste, mas, simultaneamente, cheio de encanto.
Muitos de nós chorámos ao lê-lo.
Carolina