CLUBE DE LEITURA
"Os Clubes de Leitura são uma das iniciativas mais eficazes de fomento desta prática, contribuindo para o crescimento dos hábitos de leitura e do prazer de ler e para o desenvolvimento das competências leitoras." PNL
O PNL2027 dirigiu o desafio aos Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA) em 2021 propondo a criação de Clubes de Leitura nas Escolas (CLE) como espaços dedicados à partilha e socialização da leitura a partir de um mesmo livro, onde professores e alunos possam questionar-se, pôr em comum as suas reflexões sobre os textos, bem como debater os seus gostos acerca dos livros lidos.
Inicialmente proposto para duas turmas (um do 9º ano e outra do 10º ano), os CLE cresceram na escola e mais duas turmas do 5.º ano desenvolveram o seu clube.
Professora bibliotecária
AS LEITURAS DA MINHA VIDA
Foi uma variante da dinamização do CLE, em que os alunos partilhavam as leituras que mais tinham gostado e que mais lhes tocou pelo tema que apresentavam.
Testemunhos
Temos Clube de Leitura desde o 7.º ano. Agora estou no 9.º Foi muito bom ter Clube de Leitura, porque partilhámos o que sentimos sobre o livro que lemos.
Gostei imenso do momento em que fomos três a dinamizar o clube. Todos tínhamos lido o texto e todos patinhámos muitas coisas a propósito do texto.
Sinceramente, não gostava muito de ler, mas estas atividades despertam o interesse pelos livros e pela partilha.
No dia da receção aos alunos, a professora da biblioteca ofereceu-nos um livro e disse: o que acham se daqui a 15 dias partilhassem comigo a leitura que fizeram desse livro? E foi assim que começámos o Clube de Leitura do 5.º ano.
No Clube, melhorei as minhas competências, troquei ideias e acho que consegui desenvolver o sentido crítico. Partilhei com os meus colegas experiências e descobri que até gostava de "discutir" pontos de vista sobre os livros.
Gostei muito de ler A guerra que salvou a minha vida. É um livro de muitas "leituras". E é triste!
A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA
Ada Smith vive em Londres, num apartamento com sua mãe e seu irmão Jamie. Ada é maltratada e humilhada pela própria mãe. Ela tem vergonha dela por ela ser "deficiente". A mãe, por exemplo, não permite que Ada saia do apartamento, para que ninguém veja seu "pé torto", e põe Ada de castigo, trancada com baratas debaixo da pia, toda a vez que ela responde a mãe.
Ada nunca saía do apartamento, não ia à escola e desconhecia muitas coisas. nem sequer sabia quantos anos tinha. Que tristeza! A sua mãe nunca comemorava o seu aniversário e nunca lhe contou histórias de quando ela ou Jamie eram bebés, Jamie, que não tem o "pé torto", tem permissão para sair e ir à escola, e um dia ele volta da aula e conta que estão a evacuar as crianças de Londres, reunindo-as nas escolas. Era a guerra (Segunda Guerra Mundial) .
(...)
Não vou contar mais para que possam ler o livro.
Neste livro, o que mais gostei não foi de saber o que aconteceu a Ada, mas tudo o que testemunhamos a partir dos seus relatos, do seu testemunho. Vemos o relato da 2.ª guerra mundial pelos olhos de Ada. Tudo para ela é novo, estranho ou diferente, e todas essas impressões nós conseguimos "ver".
A história de Ada é uma história de superação, de transformação e de amor. Amor que ela nunca teve da mãe.
Maria
Alguns títulos lidos no clube:
- A guerra que salvou a minha vida;
- a guerra que me ensinou a viver
- Firminn
Alguns títulos lidos no clube:
- Seis contos de Eça de Queirós
- O gigante egoísta
- A minha cidade é um livro